Publica-se Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Pampa
Not a member yet
25936 research outputs found
Sort by
QuÍmica Para Recordar Sempre: Obtenção De Perfumes Com Estudantes Do 2° Ano Do Ensino MÉdio Na Escola Estadual Silveira
Os primeiros perfumes surgiram, provavelmente associados a atos religiosos, há mais ou menos 800 mil anos, quando o homem descobriu o fogo. Os deuses eram homenageados com a oferenda de fumaça proveniente da queima de madeira e de folhas secas. A origem da palavra "perfume" deriva do latim "Per" (através) e "fumus" (fumo) - indicando claramente, que foi em principio exalado por resinas queimadas no incenso. O incenso sacro egípcio, chamado "kyphi", era feito de uma fórmula especial.Perfumes são atraentes para todas as pessoas, sem distinção de sexo e idade, para entendermos melhor essa curiosa viagem pelo mundo das moléculas voláteis¹. Assim como somos envolvidos pelo aroma dos perfumes, procuramos fazer com que os estudantes do 2° ano da Escola Silveira Martins na cidade de Bagé, se envolvessem com o tema proposto. Nos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência)\Química na Escola Estadual Silveira Martins, além de darmos monitoria e auxiliarmos na resolução de exercicíos, procuramos demostrar a Química no cotidiano, motivar a curiosidade no primeiro momento dos estudantes e no segundo momento a nos desafiar como acadêmicas e futuras professoras, a procurar novas técnicas para apresentar e enserir a disciplina de Química e facilitar o entendimento da mesma, fazendo com que a professora regente da turma possa ter maior motivação em transmiti-lo o seu conhecimento.Para a técnica de preparação de perfume na turma, nos baseamos em algumas receitas caseiras de perfume e escolhemos a que melhor se adequava para fazer na escola. Utilizamos quatro reagentes, o álcool de cereais, a essência para perfume, a glicerina e água destilada. A preparação do perfume foi no laboratório da escola, onde a turma ficou dividida em dois grupos, logo após colocarmos todos os reagentes, embalamos em bécker com papel alumínio e nomeamos os perfumes preparados.O nosso objetivo de modo geral com a obtenção de perfumes, é fazer que os estudantes possam compreender conceitos fundamentais da química, servindo para a melhor entendimento do conteúdo: a química está em toda parte, inclusive no perfume que usamos, as relações estequiométricas e o conceito de medidas de volumes. Permitindo também que os estudantes possam conhecer as vidrarias presentes no laboratório e possam manuseá-la, como por exemplo: peras, pipetas, beckeres e entre outras. A professora regente da turma ficou bastante motivada com a nossa prática, as curiosidades e os questionamentos despertados nos alunos durante a obtenção dos perfumes, consegue nos motivar cada vez mais, há aproximar a química da sala de aula com o cotidiano. O aprendizado significativo acontece quando os alunos são capazes de falar para outras pessoas sobre o conhecimento adquirido e esse foi demonstrado
Dificuldades Que Os Professores De QuÍmica Enfrentam Para Lecionar No O Ensino MÉdio
Este trabalho é realizado para atender um requisito da disciplina de Políticas Públicas no Contexto Escolar Brasileiro e oportunizar um primeiro contato das acadêmicas do curso de Licenciatura em Química com o seu futuro campo de atuação profissional. Segundo Miranda e Costa ?Todos os que atuam na área de ensino concordam que tanto o professor como os alunos precisam gostar do que estão fazendo para que possam construir um conhecimento significativo proposto nos programas curriculares.? Neste sentido, nosso objetivo é investigar as principais dificuldades que os professores de química enfrentam para ministrar esta disciplina no ensino médio das escolas da rede pública municipal de Bagé. Inicialmente, realizamos aprofundamento do referencial teórico, coleta e análise de dados por meio de duas entrevistas com professores de química que atuam no ensino médio de uma escola pública. Nossa principal pergunta foi a seguinte: - Quais são as maiores dificuldades que você encontra para promover o ensino de química no ensino médio? Como resposta um dos professores afirmou que : ... a principio tenho tido dificuldade com a inclusão de alunos com necessidades especiais, pois no meu caso tenho duas alunas com deficiência auditiva e certos conteúdos tornam-se quase impossíveis de serem transmitidos... elas não conseguem interpretar. O outro professor entrevistado afirmou que as dificuldades que encontra estão associadas com as práticas, pois na escola onde trabalho tem um bom laboratório, porém para trabalhar com a parte de orgânica não tem sido muito fácil associa, devido a falta de conhecimento básico de matemática por parte dos alunos, perceptível sobretudo na hora de passar e aplicar o conteúdo. Outra dificuldade relatada por ambos os entrevistados refere-se ao desinteresse dos alunos, que acham a disciplina de química sem associação com o cotidiano. Em nosso cronograma, prevemos a realização de mais entrevistas e a organização de um seminário para apresentação dos resultados do trabalho durante a aula da disciplina de Políticas Públicas no Contexto Educacional Brasileiro. Nossas conclusões provisórias revelam que a dificuldades encontradas pelos professores está intimamente ligada com a formação que tiveram, por isso queremos que este trabalho nos ajude a construirmos uma formação acadêmica consistente e de qualidade que possa nos ajudar na futura atuação profissional que exerceremos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal. Centro Gráfico, 1998.BRASIL-MEC. Lei n. 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.Miranda, Dinaldo e Costa, Norberto. PROFESSOR DE QUÍMICA: formação, competências/habilidades e posturas. Disponível em http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.html . Acesso em 02 de out. de 2011. SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. São Paulo: Editora Cortez: 1987
Atividades de Monitoria em Arquitetura e Organização de Computadores I e II: Contribuições para o Processo de Ensino-Aprendizagem
Este resumo apresenta as atividades desenvolvidas na monitoria oferecida às disciplinas de Arquitetura e Organização de Computadores I (2011/1) e II (2011/2). O foco destas disciplinas envolve aspectos da evolução das arquiteturas computacionais assim como a organização de seus elementos constituintes. A monitoria tem por objetivos incentivar a participação do estudante monitor no desenvolvimento das condições de ensino-aprendizagem, por meio de atividades presenciais, diminuindo a carência de atendimento individualizado dos alunos com maior dificuldade em acompanhar as disciplinas. Com isso, espera-se diminuir a incidência de reprovação e evasão nas disciplinas, além de propiciar ao aluno bolsista a possibilidade de exercitar suas habilidades nos temas tratados. As atividades realizadas pelo aluno bolsista partem dos materiais disponibilizados pelo professor aos alunos das disciplinas tais como: notas de aula, listas de exercícios, livros didáticos entre outros tipos de materiais suplementares. Tanto o acesso a estes materiais quanto o acompanhamento das turmas acontecem via Moodle (plataforma de ensino à distância utilizada em nossa instituição). Para possibilitar uma interação direta com os alunos das disciplinas, o bolsista presta atendimento em horário e local preestabelecidos e em função da disponibilidade de sua carga horária. O atendimento aos alunos é sua atividade prioritária, além disso o bolsista também seleciona exercícios para compor listas a fim de ajudar os alunos com dúvidas, busca por notícias vinculadas ao tema da disciplina que possam ser de interesse da turma, entre outras atividades pertinentes. Outra atividade desenvolvida foi o trabalho de busca por simuladores que demonstram o funcionamento, em baixo nível, de um processador, inclusive com técnicas para a melhora do seu desempenho, como por exemplo demonstrando na prática a técnica de Pipeline. Dessa forma, espera-se facilitar o entendimento da teoria relativa à Arquitetura e Organização de Computadores através de demonstrações práticas. Foram criados manuais de utilização com exercícios práticos de alguns dos programas encontrados. Assim, os alunos puderam resolver os exercícios utilizando tais programas, auxiliando no aprendizado da teoria e, principalmente, desenvolvendo o hábito da pró-atividade de cada um. Este material serviu como base para aulas práticas em laboratório de informática nas disciplinas. O desenvolvimento das atividades de monitoria contribuíram diretamente no processo de aprendizagem dos alunos das disciplinas AOC I e AOC II. A monitoria ainda está em andamento e espera-se que os alunos de AOC II sejam beneficiados assim como os de AOC I foram e que se possa identificar uma redução na taxa de evasão e reprovação destas disciplinas. Adicionalmente, a participação do aluno monitor na estruturação e atendimento possibilitou a ampliação de seu próprio conhecimento no tema
QuÍmica Na Cozinha, Contextualização De PrÁticas Com Estudantes Do Ensino MÉdio
A Química é uma ciência dinâmica e experimental que estuda a matéria e as suas transformações. Esta ciência é de fundamental importância para a compreensão dos fenômenos que ocorrem em nosso dia-a-dia. Mesmo nesse contexto a maior parte dos estudantes afirma não gostar da disciplina por vê-la ?desligada? dos fenômenos simples do cotidiano. Diante dessa realidade, procuramos mostrar a química de uma forma diferente, divertida e principalmente contextualizada, tratando-se assim de uma necessidade cientifica já apontada em nossa vivência escolar. Nossa cozinha, por exemplo, é um laboratório químico em ação, onde ocorrem inúmeras transformações químicas que valem ser ressaltadas, vividas e saboreadas.A importância da inclusão da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e de sua função pedagógica em auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos sobre aos quais se referem os conceitos. Muitas vezes parece não haver a preocupação em esclarecer aos alunos a diferença entre o que é propriamente dito e a maneira como ele é representado quimicamente (Nanni, 2004). Atualmente, ensinar é bem mais do que repassar conteúdos, na maioria das vezes, desvinculados da realidade.Buscando uma estratégia de ensino que desperte o interesse dos alunos pela disciplina de química, elaborou-se o projeto intitulado ?Química na cozinha?, este foi desenvolvido na turma de segundo ano do ensino médio noturno, turma 322, da Escola Estadual Silveira Martins, na cidade de Bagé. Para tanto, levantou-se a seguinte hipótese: a visualização das etapas verificadas no processo de produção de maionese e na preparação de um bolo contribuirá para a compreensão dos conteúdos desenvolvidos na referida disciplina. Foram trabalhados em sala de aula dois textos que tratavam da química dos ingredientes presentes no preparo de maionese e de bolo. Na sequência das atividades, foi desenvolvida a prática sobre maionese e ?bolos de caneca?, onde utilizamos a cozinha da escola. Os alunos puderam escolher entre duas receitas indicadas previamente, e realizar toda a mistura dos ingredientes e preparo dos bolos e da maionese. Ao transcorrer da atividade, os alunos puderam observar as substâncias que estavam misturando e também foi discutida a química envolvida nos ingredientes. Assim, observou-se que a turma frente a esta atividade foi bastante participativa, mostrando interesse e curiosidade para aprender o que havia realmente de química nas atividades mais simples durante o preparo dos alimentos. Pode-se constatar que a cozinha é realmente uma excelente alternativa para trabalhar a química do cotidiano, onde os alunos podem assimilar a teoria trabalhada em sala de aula e o cotidiano, bem como entender que a química está presente em todas atividades que realizamos diariamente.Agência Financiadora: CAPESREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASNanni, R., A Natureza do Conhecimento Científico e a Experimentação no Ensino de Ciências. São Carlos-SP, 2004. [email protected]
A Extração Do óleo Essencial Da Erva Doce E Da Folha De Eucalipto Como PrÁtica Para O 3° Ano Do Ensino MÉdio A Extração Do óleo Essencial Da Erva Doce E Da Folha De Eucalipto Como PrÁtica Para O 3° Ano Do Ensino MÉdio
Como a Química está presente no nosso cotidiano é de fundamental importância, práticas envolvendo essa Ciência correlacionada com o conteúdo desenvolvido em sala de aula. Para as práticas desenvolvidas em sala de aula, as bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na Escola Estadual Silveira Martins, procuramos práticas fáceis, com materias de baixo custo e que possam ter algum tipo de utilidade no cotidiano dos estudantes, além das aulas ficarem mais diversificadas e facilitar a compreensão dos conteúdos. (REFERENCIA)Quando se busca dar ênfase a um determinado assunto e relacioná-lo com o dia-a-dia do aluno tem que se aprofundar e buscar meios para demonstrar essas ações, por isso acreditamos que é entre os saberes e a prática que constitui a formação profissional.Uma fonte de renda muito boa é a extração de óleos essências e segundo uma reportagem no jornal Gazeta do Sul foi inaugurada neste mes a primeira agroindústria de óleos essencias no Rio Grande do Sul. Esta agroindustria vai fabricar óleos a partir de várias plantas aromáticas como Alecrim, Cidreira e Eucalipto. O Brasil ainda produz pouco óleos essencias, falta investimentos do governo em pesquisas e incentivo na cultura de plantas aromáticas. (REFERENCIA)Com esse objetivo, propomos a prática de extração da essência, com a demostração de métodos simples de extração para os estudantes do 3° ano do ensino médio, onde trabalhamos os conteúdos de Química Orgânica. Aromas eternizam alguns momentos e como o principal constituente de um perfume é o óleo essencial, este pode ser de origem natural ou sintética. As essencias de origem natural são geralmente extraídas de plantas, flores, raízes e animais, enquanto as sintéticas tentam reproduzir no laboratório os aromas naturais. Há diversas técnicas de extração da essência natural, como por exemplo prensagem, maceração, extração com solventes orgânicos, enfloração, destilação por arraste de vapor d?água entre outras. A técnica de extração que demostramos no laboratório da escola foi a destilação por arraste de vapor d?água e a de maceração, sendo uma produção de pequena escala. Na extração de óleos de plantas frescas, extraímos a essência de erva doce e de folhas de eucalipto. Após a obtenção do óleo essencial, separamos da água, através de um funil de separação e filtramos. A técnica de extração que demostramos no laboratório da escola teve o intuito de melhorar a prática pedagógica e aprimorar as técnicas já existentes, de forma que os alunos consigam obter conhecimentos, elaborando conceitos próprios. A essência produzida será utilizada na preparação do sabão pelos estudantes do 1° ano do ensino médio da escola. AGÊNCIA FINANCIADORA: CAPESREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAShttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensqui_vol5.pdfqnesc.sbq.org.brhttp://www.ie.ufmt.brRua Travessa 45, 1650, Bairro Malafaia, Bagé, RS
Jaguarão ? Um perspectiva de cidade educadora
O presente trabalho surge na perspectiva de analisar um Programa oferecido à comunidade da cidade de Jaguarão, e suas contribuições para a constituição de uma proposta de cidade educadora. O presente é resultado de uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a implantação do PELC - Programa de Esporte e Lazer, na comunidade Jaguarense, tendo como foco oferecer alternativas de melhoria da condição de vida da população em todos os segmentos: crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais. O objetivo do programa é proporcionar que a população de baixa renda tenha acesso às políticas públicas de esporte e lazer. A pesquisa nesse espaço educativo apurou documentos e registros referentes ao Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC. Realizaram-se entrevistas individuais com alunos, educadores e gestores, em que os entrevistados foram selecionados a partir da observação de diferentes critérios, como: idade, sexo, tempo no Programa, formação e área de atuação, o que resultou em seis entrevistados. A pesquisa na sua totalidade buscou compreender a práxis do fazer e do pensar pedagógico de educadores que atuam no Programa, os educadores sociais.Algumas reflexões sobre o Programa são destacadas no decorrer do texto e são resultado da pesquisa que o projeto é voltado para ?todos? os cidadãos com mais de cinco anos de idade; as ações, de acesso universal são realizadas diariamente; cresce a procura pelas atividades que têm sido renovadas em função das demandas dos cidadãos; o que tem contribuído para qualificar os laços de convivência entre os moradores de Jaguarão.Para fins do presente estudo, o texto procurou enfatizar a história do Programa e o seu impacto na comunidade. A partir dos dados obtidos através das entrevistas e de documentos foi possível produzir a versão que se apresenta